O Sistema Capitalista é Perverso


   O sistema capitalista é desumano, não apenas eu como muita gente fala que o sistema capitalista é desumano, a gente fala em forma de afirmação, e não em forma de dúvida, pelo fato de que a gente vive sob um sistema capitalista. O capitalismo por sua vez é cruel pelo fato de agir através da necessidade do próximo assim o tornando escravo, somos em certos pontos escravos do trabalho, se não trabalhamos não vamos ganharmos dinheiro, e sem dinheiro não poderemos comprarmos roupas, alimentos, e tudo àquilo que necessitamos e que não necessitamos também.

   Esse povo marginalizado pelo sistema, não é de agora, vem desde a colonia ou quem sabe desde quando o mundo surgiu, o domínio do homem pelo homem, não vem de agora, não apenas o domínio do homem pelo homem como também a idolatria, o fanatismo religioso (algo complicado de ser debatido em nossa atualidade, em que acredita que religião não se discute, assim como política também não se discute, algo que não vejo ser certo em nossa sociedade necessitada de abrir portas para o conhecimento político, econômico, amiental, social).

   Grato amigo professor Sidney Assis Chagas pelo compartilhamento deste texto para que eu leia, a Academia Brasileira de Letras touxe pontos importantes, para que adentremos do que vem se passando em nossa atualidade.

   Agora o que venha a ser mesmo segurança dentro do sistema capitalista? Quem deveria nos defender nem sempre nos defende! Pois bem, os que deveriam nos defenderem são subordinados pelo sistema, indo direto – pelo governo, não exatamente pessoas ricas, na verdade pessoas pobres que recebem o seu capital para bater em pobres, assim atê mesmo prendendo-o e humilhando-o sem mais nem menos, para em seguida ser taxado de marginal pela mídia. Cito aqui a música Haiti, cantada pelo Caetano Veloso.

   Eles sempre buscam enganar o povo, fazendo-o acreditar que eles se importam com o povo, e vai dar instrução pública, saneamento básico, segurança pública, o sistema capitalista não permite que todos sejam ricos, recebam o mesmo salário, até porque o sistema capitalista precisa da desigualdade para sobreviver. O sistema capitalista precisa de pessoas abandonadas, de pessoas drogadas (que riem mesmo na miséria e se dizem felizes mesmo na desgraça em que vive), o sistema precisa de quem pague imposto, de quem movimente o dinheiro, do comerciante que paga para vender suas mercadorias, e a sociedade não apenas sustenta os governantes, como também toda uma burguesia, que dizem ajudar também a sociedade sendo solidário com ela.

images

Anúncios

5 comentários sobre “O Sistema Capitalista é Perverso

  1. Valter, seu texto tem ideias boas, mas acredito que houve uma confusão: capitalismo é um sistema de produção de bens, onde ocorre a livre troca de bens e serviços pelas pessoas e empresas. Capitalismo é só isso aí. O que você cita em todo o restante do seu texto tem vários nomes: estatismo, corporativismo, rent seeking, intervencionismo. Mas nenhum deles é capitalismo. Você está batendo em um espantalho.

    Curtir

    • Com certeza não venho batendo em um espantalho, esse capitalismo que estou me referindo é ao dinheiro, e é este o sistema capitalista que estamos vivendo, onde o dinheiro se encontra em certo ponto a cima de tudo, para tudo que fazemos hoje em dia necessitamos de dinheiro, nos escravizam a partir de nossas necessidades, nos limitam a partir das nossas necessidades, o sistema capitalista sobrevive assim, e é nós que o alimentamos, através das desigualdades…

      Curtir

      • A necessidade do dinheiro por sua vez torna o homem egocêntrico, um animal a disputar um contra o outro, para ver quem chega mais longe, sendo capaz até mesmo de oprimir, bater e matar… a sociedade tem toda a capacidade de produzir através dela mesma, a capacidade de ser por ela mesma, criar as bases, se fortalecer, e assim crescer.

        Curtir

  2. Com certeza não venho batendo em um espantalho, esse capitalismo que estou me referindo é ao dinheiro, e é este o sistema capitalista que estamos vivendo, onde o dinheiro se encontra em certo ponto a cima de tudo, para tudo que fazemos hoje em dia necessitamos de dinheiro, nos escravizam a partir de nossas necessidades, nos limitam a partir das nossas necessidades, o sistema capitalista sobrevive assim, e é nós que o alimentamos, através das desigualdades

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.