A Sociedade é Política


   Dentro da sociedade também existe uma política entre ela, não estou me referindo a “política partidária”, mas a consciência do que é certo e errado, dentro da sociedade também existe leis criada por ela mesma, e sempre quando um comete um erro é punido em alguma forma, as vezes fazendo apenas uma cara feia, ou algumas palavras de desaforo, assim fazendo com que a pessoa que cometeu um determinado erro muitas das vezes recue. A sociedade também tem a sua própria política, ela tem a noção, que, tem de fazer o melhor para o “futuro do país”, tem que colocar os filhos na escola, tem que trabalhar, tem que criar, tem que estudar métodos e praticar.

   A sociedade também é política, ela tem a sua maneira de resolver problemas, sabe a questão da ética, de como deve fazer o certo, mesmo sabendo que pode acabar errando. Ela é sábia, tem a capacidade de se organizar, de criar as bases, de se fortalecer, de revolucionar, logo a sociedade não precisa de quem faça por ela, tudo é uma questão de consciência. Quando a sociedade permite que alguém faça por ela, o que ela pode fazer, ela permite com que façam uso dela, assim muitas das vezes usando ela mesma para lutar uma contra a outra, e a separando em “oposição” (agora eu me refiro a política partidária).

   Leis são criadas muitas das vezes para punir uns e favorecer outros, quando engrandecemos um e desfavorecemos outro, cometemos sérios erros, nem sempre somos justos no que fazemos, se existe rico é pelo fato de que existe pobre, e o sistema foi criado de cima para baixo, e não de baixo para cima. Nos oprimem, nos punem e até mesmo nos matam, para que acreditemos que o sistema presta.

   Se a sociedade é política, ela é capaz de fazer entre ela mesma, ela não necessita de “partido político”, ela é autonoma no que faz, e ela mesma se representa, fazendo àquilo que ela tem ciência que é certo. A escola se torna de todos, não vai mais existir escola pública e privada, logo a escola passa a ser aberta para toda a sociedade, assim sendo livre para que nela funcione oficinas, palestras, debates, esporte, leituras, onde todos possam ensinar e aprender. A educação tem de partir de casa, dos país, para depois vir os aprenderes com a comunidade, escola, trabalho, e é assim que funciona a sociedade, por isso que ela é política, porque através dela mesma que nasce a questão ética, dentro de cada aprendizagem, cada descoberta.

  Pensar em uma horta comunitária capaz de alimentar centenas de pessoas, criar bibliotecas, áreas de lazer, é algo que sempre vai ser importante para a sociedade, para que isso seja feito ela não vai precisar de um político, ela mesmo se une e faz, sabe por que? Porque ela sabe da própria necessidade dela de fazer, de construir, para que venha as devidas melhorias. Logo a “política partidária” se torna descartável, desde quando todos tem a capacidade de fazer, de formar mutirão, e fazer o que tem de ser feito.

  É como você convidar amigos, gente da família, e resolve bater uma laje, logo nasce a solidariedade, onde todos se unem, e também resolvem muitas das vezes até mesmo juntar dinheiro para fazer uma boa feijoada, e algumas bebidas. É como fazer quem sabe um evento para dar sopa para que todos ali se alimentem, chama toda a galera, que logo aparece fazendo fila, imagina se elas fossem convidadas para se unirem e fazer a sopa, assim aprendendo a importância da união, e da autonomia de também poder fazer, só que a partir da autonomia, surge também o coletivo, onde todos trabalham.

Valter Bitencourt Júnior
Valter Bitencourt Júnior, nasceu em Salvador, Bahia, Brasil, em 25 de junho de 1994, é anarquista, poeta e escritor brasileiro. Filho de Maria Lúcia da Silva e Valter Bitencourt, tem dois irmãos e uma irmã (Vagnei, Leandro e Lucielle) estudou o ensino primário na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima e concluiu os estudos no Colégio Estadual Dinah Gonçalves.

Publicado por Valter Bitencourt Júnior

Valter Bitencourt Júnior, nasceu em Salvador, Bahia, Brasil, em 25 de junho de 1994, é anarquista, poeta e escritor brasileiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: