A questão da inteligência

A inteligência pertence à todos, seja a pessoa que for. Tenho a visão de que todo ser humano tem a sua inteligência, a capacidade  de criar, de produzir, através da teoria e da prática.

Estava observando a questão do plantio, o plantio do feijão, alface, jiló, mangalô, maxixe, milho, amendoim… Tudo é plantado em seu tempo, para que também seja feita a colheita em um determinado dia, mês… dependendo muitas das vezes da chuva.

Jiló, em Pedrão/BA

Jiló, em Pedrão/BA.

Muitos pensam que plantar é apenas enterrar a semente, que vai nascer o que se foi plantado. Tem que saber o mês, o tempo, se a chuva vai ser favorável ou não para determinado tipo de plantação.

Amendoim, em Pedrão/BA

Amendoim, em Pedrão/BA.

Até mesmo para o que se foi plantado, quando se trata de árvores e outros tipos  plantações que por sua vez vai dá o fruto, também existe o  tempo  de colheita, o tempo em que vai ter o cajú no pé de cajueiro, o tempo que vai ter babana no pé de bananeira, o tempo que vai ter a jaca no pé de jaqueira, o tempo que vai ter o umbu no pé de umbuzeiro…

Para plantar é necessário ter a teoria? Com certeza! Até porque, quem planta pensa, observa o local, o tipo de terra, se vai precisar de esterco, entra em observação para vê se tem algum tipo de largata comento a plantação, e se de fato o que se foi plantado vai oferecer bons frutos.

E quem planta reza para que caia a chuva, e muitos locais de sêca, sofre com a ausência da chuva, a chuva é ouro para quem planta, e quando vem a chuva, o milagre acontece, o sertão ganha vida, e quem tem a sua roça renasce, sorri, fica feliz, pelo fato, de que, a plantação vai nascer ou quem sabe renovar, assim gerando alimento, para que possa ser tanto vendido quanto consumido.

Valter Bitencourt Júnior, em Pedrão/BA

Valter Bitencourt Júnior, em Pedrão/BA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s