Fake News: Fico impressionado da capacidade que uma ou mais notícias falsas se espalham, em questão de segundos

   Fico impressionado da capacidade que uma ou mais notícias falsas se espalham, em questão de segundos. Tem que ter algumas coisa por atrás de tudo isso, algo que venha a ajuda com que notícias falsas acabem ganhando notoriedade, fazendo com que milhares e milhares de pessoas acreditem. Depois que uma notícia falsa passou pelos olhos de milhares e milhares de pessoas, difícil fica de desfazer toda a mentira espalhada.

    Conversando com alguns amigos numa pizzaria, certa vez, falavamos sobre a mentira, e alguns falaram que “se uma mentira for dita milhares de vezes ela pode se tornar verdade”, e o que torna uma notícia falsa verdadeira, é a forma que ela se espalha, e quando você recebe ela principalmente de um conhecido, de um amigo ou gente da família, muitas das vezes só por você conhecer essas pessoas, você acaba não abrindo mão da notícia, logo você compartilha sem muitas das vezes sequer verificar a notoriedade da notícia.

images

    Isso também acontece quando lemos algo compartilhado por um famoso, só uma pequena palavra que uma pessoa conhecida pela mídia joga nas redes sociais, isso ganha uma grande proporção de pessoas  que vão ficarem em torno dessa publicação, logo nasce os boatos e os disse e me disse. Sites de fofoca que também acabam espalhando mentiras (não são todas), é raro a gente ver um site  de fofoca que não tente crescer através de polêmicas, e fazer polêmica muitas das vezes leva muitos destes sites a mentirem, dizendo que as informações recebidas vem de uma pessoa conhecida, e que jamais passaria algo que não venha ser a verdade.

    A gente tem de imaginar um grupo de WhatsApp, com 200 pessoas mais ou menos, recebendo milhares de informações por dia, sites, fotos, palavras, muitas dessas informações são falsas, muitos vídeos feitos, são montagem, que acabam conseguindo passar, e daqui que a gente descubra que é falso, já espalhamos para a maioria dos nossos amigos e amigas, e o mesmo eles fizeram, já compartilharam para os amigos  e amigas delas, e os amigos e amigas delas faram o mesmo, e assim vai seguindo.

    O Facebook também é a mesma coisa, em um simples compartilhamento, a notícia pode se espalhar em questão de segundos, muitas das vezes o amigo ou amiga não compartilha, mas salva no computador e publica novamente, e outros também faz a mesma coisa, alguns compartilham também, comentam e curtem. Vivemos numa era em que colocam o olho em postagens que passem de 1.000 curtidas, e se passar dos mil a pessoas está “bombando”, e tem muita gente querendo “bombar”, alguns compartilhando notícias falsas e outros compartilhando notícias verdadeiras também, alguns criando memes, fazendo até mesmo a famosa “zoeira” de cada dia, alguns criando páginas humorística, fazendo vídeos engraçados.

   O mesmo acontece no Twitter, Google+, e nas demais redes sociais. Se tratando de política, é melhor desconfiar mais ainda da notícia, pesquisar e verificar é  mais que necessário, ser curioso, se questionar, argumentar, como assim? Será que é verdade? E procurar, pesquisar, mergulha não apenas na notícia, e sim, nas notícias, beber de várias fontes, e saber se é veedadeira ou não.

images (1)

Anúncios

2 comentários sobre “Fake News: Fico impressionado da capacidade que uma ou mais notícias falsas se espalham, em questão de segundos

  1. Virou moda de Facebookianos, compartilhar a noticia apenas por ter dezenas de likes.Nem a metade das pessoas que compartilha não lê o conteudo. Com varios sites possibilitando likes gratuitos aos milhares e seguidores em massa, hoje em dia poucos querem saber do conteudo. Querem fama! Basta a pessoa prestar atenção “como um perfil de alguem que não é famoso’, ter mais amigos/seguidores/curtidas que o deu um Famoso?!Vamos incluir o Instagram nesta lista .

    Curtido por 1 pessoa

    • Sim, o instagram também vem fazendo parte desta listra, na sua condição de rede social, onde não está distante de que seja germinado notícias falsas. A pessoa pode ter milhares de seguidores, mesmo assim nada vai adiantar, se ela tem todos esses seguidores, mas não faz o que tem de ser feito com medo de perder seguidores, ela vive também na ilusão de que tem de fazer o “errado”, para ter seguidores e ser notada de alguma forma, muitas das vezes correm até o risco de morte. Através de divulgação que vem o reconhecimento, e o instagram possibilita que as pessoas consigam serem vistas, através do uso da “hashtag”, isso é bom, porque facilita na divulgação do trabalho, e você ainda pode acompanhar curtir e seguir milhares de mensagens, frases, pensamentos, poesias, reflesões, livros, seguindo “hashtag”, no Instagram. E nisso recebo mensagens de diversos artistas não conhecidos por um grande público, eles sempre pedem para acompanhar os trabalhos deles, e é assim que começa, em um sim, vem milhares de não também, muita gente preconceituosa o artista encontra no caminho, até conseguir chegar em um certo patamar, ele busca divulgar o seu trabalho o máximo possível. É muito gratificante o seu comentário, porque ele ajuda no desenvolvimento de outras escritas, a interação é muito importante. Numa postagem falando sobre a questão de “notícias falsas”, “fake news”, conseguimos abordar muitas questões boas, plausíveis, que ao mesmo tempo acaba não fugindo ao que se foi postado, um grande abraço!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s