Todo ser humano deveria ter o direito de escolha à vida


Nada pior do que o sofrimento, o sofrimento é capaz de levar o ser a fazer coisas que menos imagina, quem sabe ao suicídio, a morte como uma forma de “descanso profundo”. Falar sobre a eutanásia, é necessário, todo ser humano deveria ter o direito de escolher se quer viver ou morrer.

Rubem Alves, foi um dos únicos escritores que eu vi abordar sobre a eutanásia, e ele abriu a interrogação, do porquê, que um ser humano, não tem o direito de escolha à vida.

Hoje eu leio o noticiário em que um senhor de idade ajudou a esposa a fazer a própria eutanásia, ela sofria de uma esclerose múltipla, esse foi o caso de Ángel Hernández e María José Carrasco. Com certeza não foi uma decisão fácil para eles, Maria José Carrasco não queria mais viver, diante a cada situação, a dor, diante ao sofrimento, e quem ama sente, com certeza foi uma decisão difícil até mesmo para o Ángel Hernández.

E tudo isso faz com que seja aberto uma discussão sobre a eutanásia, diante a muita gente que sofre de doenças incuráveis, pessoas vegetando no leito de um hospital… É algo que jamais vou querer para a minha própria vida, e algo que ser humano algum quer para si mesmo. Nada pior do que o sofrimento, saber que esse sofrimento não vai passar é pior ainda, e a escolha? É a morte, porque não há mais sentido de continuar vivendo.

A escolha foi de ambos, um momento que todos sofrem, e sabem que é o que tinha de ser feito, escolha também dolorosa. E a eutanasia é morrer, sem sentir dor, é dar o fim a vida, um basta para todo o sofrimento causado por uma doença ou mais.

Autor: Valter Bitencourt Júnior

Valter Bitencourt Júnior, nasceu em Salvador, Bahia, Brasil, em 25 de junho de 1994, é anarquista, blogueiro, poeta e escritor brasileiro. Filho de Maria Lúcia da Silva e Valter Bitencourt, tem dois irmãos e uma irmã (Vagnei, Leandro e Lucielle) estudou o ensino primário na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima e concluiu os estudos no Colégio Estadual Dinah Gonçalves. Membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO) e da Confraria Artistas e Poetas Pela Paz (CAPPAZ).

Uma consideração sobre “Todo ser humano deveria ter o direito de escolha à vida”

  1. Nao Julgo a decisao de ninguem! Ajudei a cuidar da minha cunhada que pra mim era minha irma. Foram 5 anos sofrendo com toda a familia e meu irmao. A doença chamada “Ela” a fez sofrer e nos fez questionar a vida mas nunca perder a fe. Na epoca pra ser mais dificil ela tinha um bebe de 2 anos. Foram anos Insanos. Fazem 3 anos que ela se foi e ainda estamos nos recuperando.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.